![]() |
CÂMARA MUNICIPAL DE TOLEDO |
||||
Indicação 550/2025
|
|||||
Proponente: Ver. Professor Oseias | "Criação de incentivo financeiro para profissionais da educação que desempenham a função de professor alfabetizador na rede municipal de ensino." |
Senhor Presidente,
O vereador que esta subscreve(m), nos termos do artigo 145 do Regimento Interno,
INDICA
ao Chefe do Poder Executivo, Solicitação Criação De Um Incentivo Financeiro Para Os Profissionais Da Educação Que Desempenham A Função De Professor Alfabetizador No Âmbito Da Rede Municipal De Ensino.
A criação de um incentivo financeiro visa valorizar o trabalho desses educadores, reconhecendo a relevância de sua atuação e incentivando a permanência e o aprimoramento profissional. Tal medida também pode atrair mais profissionais qualificados para a função, contribuindo para a melhoria dos indicadores educacionais do município, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação.
Um professor alfabetizador é o profissional dedicado a orientar o processo de aquisição da leitura e da escrita, seja em crianças, jovens ou adultos, com ênfase nas fases iniciais da educação. Sua atuação é fundamental para a construção de bases sólidas que permitam o acesso ao conhecimento formal e à participação crítica na sociedade.
O professor alfabetizador atua de forma estratégica para desenvolver competências ligadas ao sistema alfabético e à linguagem escrita, entendida como ferramenta de interação social. Além de ensinar técnicas de decodificação, ele cria contextos significativos de aprendizagem, integrando a escrita a práticas cotidianas e culturais. Seu trabalho inclui o planejamento de atividades pedagógicas que respeitem as etapas cognitivas dos alunos, seus repertórios linguísticos e suas vivências socioculturais.
Professor Alfabetizador deve dispor de conhecimento aprofundado sobre os mecanismos de aquisição da leitura/escrita e métodos de ensino eficazes, identificando estágios de desenvolvimento dos alunos (como hipóteses de escrita) e
e comunidade* para fortalecer o vínculo entre escola e realidade dos alunos.
O professor alfabetizador é responsável por mediar, de forma intencional, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Ele compreende que a alfabetização vai além do domínio do código alfabético, sendo uma prática social. Por isso, planeja atividades que respeitam o nível de desenvolvimento dos alunos, seus saberes prévios e realidades culturais.
A implementação do incentivo deverá observar a disponibilidade orçamentária e financeira do município, bem como as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Lei Orgânica Municipal. Sugere-se a realização de estudos técnicos pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Finanças para dimensionar o impacto financeiro e definir o formato mais adequado para a iniciativa.
Certos de que esta indicação será analisada com a devida atenção, reiteramos a importância de valorizar os professores alfabetizadores, que desempenham um papel essencial na construção de uma educação de qualidade e na formação das futuras gerações.
Assim sendo, como bem disse O filósofo grego Platão menciona que: “As aptidões dos alunos é um processo de busca constante, tratando-se de uma ação ou planejamento eugênico que busca a progressão e melhoramento humano”. Destarte, cabe salientar que tudo passa por uma constante evolução, então a educação também é mutável e passível de reformas políticas, assim como ao que se propõe esta proposição, qual podemos considerar um avanço no aspecto de valorização do professor e do que ele representa em sala.
SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE TOLEDO,
ESTADO DO PARANÁ, 23 de abril de 2025.
Professor Oséias
vereador
Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
OSEIAS SOARES DOS SANTOS:29740228801 em 23/04/2025 18:41:31