Câmara Municipal de Toledo

CÂMARA MUNICIPAL DE TOLEDO
Estado do Paraná

 

Indicação 1144/2024

   

Proponente: Ver. Gabriel Baierle "Denominação de logradouro ou próprio público com o nome de Jesus John Pit (Vó Jesus)."  

Senhor Presidente,

   

O vereador que esta subscreve, nos termos do artigo 145 do Regimento Interno,

INDICA

ao Chefe do Poder Executivo, a implantação de denominação de logradouro ou próprio público com o nome de Jesus John Pit (Vó Jesus).

Jesus John Pit nasceu em Miraguaí, Rio Grande do Sul, no dia 10 de outubro de 1929. Ela veio de uma família numerosa, seus pais Alberto John E Rosa Nogueira John. Casou-se com Henrique de Oliveira Pit. Tiveram 6 filhos, José Carlos, Almeri, Hilda, Cleni, Danilo e Neida. Tinha o apelido de Vó Jesus e seu esposo, Guri. Eles eram comerciantes conhecidos e respeitados na cidade, também trabalhavam com agricultura.

 Em outubro de 1979 seu esposo fez um bom negócio com o atual Deputado Dilceu Sperafico, a compra de uma casa, pertencente ao mesmo, em Toledo, na rua Almirante Barroso próximo a Prefeitura Municipal. No ano seguinte, seu esposo transferiu sua residência para o Mato Grosso. Dona Guriazinha ficou sozinha, sem renda, teve que dar um jeito para sobreviver. Então como a casa era muito grande, tinha bastante cômodos, ela resolveu transforma-los em alguns quartos. Montou uma pensão a qual teve por muitos anos. Por ali passaram, pessoas de vários estados, municípios e até do exterior. Quando alguém chegava na cidade e perguntava por uma pensão, já lhes indicavam a Pensão Da Vó Jesus. 

A mesma acordava todos os dias cedinho pra começar a preparar o café da manhã, pois tinha pensionistas que saiam seis horas da manhã pra o trabalho. Ela usava mais o fogão a lenha porque segundo ela, conservava os alimentos mais tempo. No quintal tinha muitas flores e uma linda horta, onde produzia verduras, temperinhos verdes, frutas, legumes e chás. Também possuía um forno de barro onde assava pães, biscoitos, bolachas, cucas, bolos, batata doce, amendoim e carnes. 

 

O compromisso de lavar roupas de alguns pensionistas era um dinheiro a mais que ajudava nas despesas da casa. Ela era muito caprichosa com a alimentação e a limpeza. Fazia os pães e biscoitos mais gostosos do mundo, ela colocava erva doce na massa. Costume que trouxe do Rio Grande Do Sul. Alguns pensionistas vinham almoçar mais tarde, ela sempre deixava um pratinho quentinho guardado. Era tudo muito limpinho e caprichado na pensão. Ela era incansável. Vó Jesus não era só uma dona de pensão, para muitos era uma Mãe.

Fazia também os primeiros socorros, quem se sentia mal, com dor de barriga, febre, mal-estar. Tinha muitos chás na horta e sabia para que cada um servia. Curava as pessoas com seu carinho e dedicação. Era amiga, conselheira, pessoa de um enorme coração, recebia pensionistas de todas as idades. Muitos pais traziam seus filhos pra estudar em Toledo e alguns vinham morar na pensão. Muitas vezes os pensionistas ligavam pra casa do seus pais e os mesmos queriam falar com a Vó Jesus, para agradecer a ela os cuidados com os seus filhos, mandavam presentes, quando algum pensionista não conseguia pagar a pensão, ela com diálogo e compreensão resolvia a situação.

Na hora de despedidas, abraçavam a Vó e choravam, agradecendo pelos cuidados que tiveram. Muitos faziam visitar depois de anos. Vó Jesus se dava bem com toda a vizinhança. Tinha muitas amizades, ficou muitos anos com a pensão, mas um certo dia resolveu parar. Seu corpo já dava os primeiros sinais de cansaço. Então vendeu a casa no Centro e comprou outra no Jardim Porto Alegre, próximo ao Kartódromo, onde residiu por mais alguns anos. 

 Em 2000 vendeu sua residência em Toledo e foi morar em Pelotas, Rio Grande do Sul, com seu neto João Henrique. Em 2003 mudou-se para Goiânia, Goiás, onde residiu com seu filho Danilo. Depois mudou-se para Canarana, Mato Grosso, onde mora sua filha Hilda. Passando mais alguns anos, por fim se estabeleceu em Damolândia, Goiás, ficando próxima de seu filho Danilo. Em Damolândia residiu até seu último dia. Vítima de um AVC, faleceu no hospital em Goiânia no dia 01 de julho de 2008.

Todos a respeitavam muito, era uma pessoa simples, humilde, guerreira, estudou até a terceira série. Há tempos relatou que na sua época de escola, escrevia na pedra. Vó Jesus Uma lutadora! Uma guerreira incansável!

 Desta forma, é possível verificar que o trabalho e dedicação desta respeitável cidadã contribuiu para o progresso de Toledo e, certamente o Poder Público fará jus à sua vida com a denominação de um logradouro público. Portanto, solicita-se que a denominação seja considerada para um logradouro, por ter o homenageado dedicado seu trabalho e acolhimento.

 Considerando a importância de manter vivo o legado das pessoas que tanto trabalharam, solicito atenção do Poder Executivo para o atendimento da presente indicação, com a finalidade de homenagear e valorizar a dedicação de Jesus John Pit (Vó Jesus).

   

SALA DAS SESSÕES, 30 de Outubro de 2024.

   

Centro Cívico Presidente Tancredo Neves
Rua Sarandi, 1049 - CEP 85900-970
Fone (45) 3379-5900
www.toledo.pr.leg.br

Documento publicado digitalmente por GABRIEL BUENO BAIERLE em 30/10/2024 às 11:03:43.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1af0595f6ca13ecfaddd266b68477ec9.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://toledo.votacaoeletronica.inf.br/autenticidade, mediante código 150105.

Documento assinado digitalmente (ICP-Brasil) por:
GABRIEL BUENO BAIERLE:08441718911 em 30/10/2024 11:04:24