Ver.ª Olinda Fiorentin (PSD)
Olinda Fiorentin
Nome Completo: Olinda Fiorentin
Partido: PSD
E-mail: olinda_fiorentin@hotmail.com
Número do Gabinete: 14
Biografia:
Me chamo Olinda Fiorentin, nasci em Novo Sarandi, distrito de Toledo PR, no dia 14 de julho de 1962. Sou filha da segunda professora de Toledo, Odila Líbera Fiorentin e do taxista aposentado Olmiro Fiorentin. Eu e Gilmar somos pais de dois filhos já formados em Direito e que muito nos orgulham.
Sou formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gerência Contábil e Auditoria. Meu primeiro emprego foi como bancária no Distrito de Vila Nova, depois professora municipal e estadual no Distrito de Novo Sarandi e no Colégio La Salle de Toledo, seguindo os passos da minha mãe que aposentou-se no magistério.
Por quase 30 anos fui servidora pública municipal. Durante 5 anos atuei como servidora cedida pelo município de Toledo para o Ministério Público de Toledo/Procuradoria do Trabalho, e nos últimos anos como auditora fiscal e responsável pelos alvarás na Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Toledo. Trabalho que executei até o ano de 2014, quando me aposentei como servidora pública municipal.
O meu amor em ajudar o próximo vem de berço! Tenho prazer em participar das ações na comunidade. Já fui membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Escolar da Escola Municipal Ecológica. Fui catequista, coordenadora da catequese e vice-presidente da igreja católica na Comunidade do Jardim Santa Maria (TOO).
Hoje devido ao meu compromisso como vereadora, não posso assumir outras funções, mas faço uso do meu cargo para buscar soluções, lutar e reivindicar pelos problemas da comunidade.
Fui eleita para o primeiro mandato de vereadora em 2016 com 640 votos. Tenho orgulho em dizer que a minha campanha foi feita no corpo a corpo e com pouco recurso, caminhei muito, visitei centenas de pessoas e me apresentei como uma possibilidade para a mudança. Foi um desafio imenso, afinal, minha primeira vez na política. Quando soube do resultado das urnas tive a certeza que estava no caminho certo. Meu objetivo desde o início foi construir projetos com diálogo, participação da sociedade, assegurando a transparência, tanto nas ações do governo quanto na prestação das contas públicas.
SEM ACORDOS - Acredito que estou cumprindo o meu compromisso com a população. Foram anos desafiadores, aprendi muito e conquistei vários avanços nas políticas públicas. Meu trabalho foi guiado pelo que considero correto e pelo que a população precisa, com respeito a cada um dos votos que recebi.
O DESAFIO DA MINHA VIDA - Em agosto de 2019, creio que Deus preparou uma grande luta. Durante exames de rotina descobri uma alteração no útero (Câncer). Um filme passou pela cabeça, em um primeiro momento aflição, dúvidas e muito medo. Depois com muita fé entreguei para Deus. No dia 30 de agosto, aniversário da minha mãe, fiz a cirurgia de histerectomia. Quando recebi o novo resultado renasci, não tinha mais nada, curada pela honra e glória do Senhor. Agradeço a todos que oraram por mim, que Deus interceda e proteja a vida de cada um.
Ainda no processo eleitoral em 2020, passei por outro momento extremamente difícil. A perda do meu irmão Odacir Fiorentin, um guerreiro pela saúde e o meu maior incentivador político, ele foi vítima do COVID-19, em 10/09/2020, uma semana antes de completar 56 anos. Eu já havia perdido minha irmã Oneida Fiorentin Nodari em dezembro de 1993, dias após o parto.
MAIS FORTE - O que vivenciei me fortaleceu e encorajou a lutar ainda mais pelo próximo. O meu trabalho está longe de terminar, pois o povo de Toledo me confiou o segundo mandato com exatamente 1000 mil votos, pelos quais sou eternamente grata e farei de tudo para honrar. O trabalho de fiscalização seguirá como meta e também prioridade do meu novo mandato.
NOVO MANDATO: Neste novo mandato integro novamente a Comissão de Saúde e Seguridade Social (CSS), ambiente em que se discute todos os projetos que atingem diretamente uma das áreas mais importantes e frágeis das políticas públicas, a saúde da população. Sou integrante também de outras várias comissões especiais que demandam várias diligências e trabalho. Uma das conquistas deste novo período foi a eleição para líder de bloco União por Toledo que congrega outros três vereadores.
3 TROFÉUS DESTAQUES NACIONAIS
O 1° com a Lei “R” 130/2017, de 19 de Dezembro de 2017 - Proíbe a inauguração e entrega de obras públicas inacabadas ou que não atendam a finalidade a que se destinam.
O 2° com a Lei “R” 99/2021, de 06 de Dezembro de 2021 - Tem como objetivo definir medidas de orientação, prevenção e combate ao crime de importunação sexual no sistema de transporte coletivo municipal.
O 3° Lei “R” 44/2018, de 26 de Junho de 2018 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar Manobra de Heimlich (desengasgo).
- FOI A ÚNICA MULHER NO PARANÁ A GANHAR A MEDALHA TOP LEGISLATIVO EM NOVEMBRO DE 2023 NO CONGRESSO NACIONAL DE GESTORES E LEGISLATIVOS MUNICIPAIS EM BRASÍLIA-DF
- EM AGOSTO DE 2019 RECEBEU A MEDALHA DE ORDEM DE MÉRITO SOCIAL CIVICO MILITAR
- EM AGOSTO DE 2024 TAMBÉM FOI ESCOLHIDA PARA RECEBER A MEDALHA CIVICO MILITAR, POREM DEVIDO AO PERIODO ELEITORAL NAO FOI ENTREGUE.
LEIS CRIADAS E APROVADAS:
Lei “R” 130/2017, de 19 de Dezembro de 2017 - Proíbe a inauguração e entrega de obras públicas inacabadas ou que não atendam a finalidade a que se destinam.
Lei “R” 8/2018, de 23 de Fevereiro de 2018 - Regulamenta o uso de placas de meios congêneres de inauguração de obras públicas pelo município de Toledo. Proíbe dar publicidade a pessoas ou cargos que não tiverem relação com a obra.
Lei “R” 44/2018, de 26 de Junho de 2018 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar Manobra de Heimlich (desengasgo).
Lei “R” 120/2018, de 17 de Dezembro de 2018 - Dá o direito de desembarque de passageiros idosos e com deficiência, à noite, após as 21H, fora do ponto de parada do transporte
coletivo. O direito também foi garantido para às mulheres após às 22 horas, em lei aprovada anteriormente.
Lei “R” 15/ 2019, de 13 de Março de 2019 - Proíbe a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício que causem poluição sonora, prevendo multas severas aos que descumprirem a lei.
Lei “R” 37/2019, de 21 de Maio de 2019 - Instalação gradativa de câmeras de monitoramentos nas principais áreas de acesso das escolas e CMEIs da rede pública municipal de ensino. Lei essa que dá tranquilidade e segurança as crianças, famílias, servidores e prestadores de serviços nas instituições.
Lei “R” 66/2019, de 27 de Agosto de 2019 - Dispõe sobre a concessão de atendimento prioritário, no serviço público e nas instituições bancárias, às pessoas com neoplasia maligna ou com Transtornos do Espectro Autista (TEA).
Lei “R” 48/2021, de 28 de Junho de 2021 - Visa amparar mulheres que vivenciam violência doméstica, em seus lares e relacionamentos. A Lei 48/2021, promoverá políticas tendentes a eliminar a discriminação e a violência contra a mulher.
Lei “R” 99/2021, de 06 de Dezembro de 2021 - Tem como objetivo definir medidas de orientação, prevenção e combate ao crime de importunação sexual no sistema de transporte coletivo municipal.
Lei Nº 2.384, de 03 de Março de 2022 - Institui o Programa “Cordão de Girassol” no Município de Toledo, que busca oferecer mais assistência e segurança às pessoas com deficiências ocultas ao oferecer a elas atendimento humanizado e prioritário.
Lei Nº 2.444, de 10 de Junho de 2022 - Altera o Código de Posturas do Município (Lei nº 2.369/2021) quanto a penalidades impostas aos motoristas ou proprietários de veículos com som alto ou outros ruídos excessivos, parados ou em movimento em logradouros públicos, que perturbem o sossego público.
RESOLUÇÃO Nº 87, de 11 de Junho de 2024 - Tem a finalidade de criar a Galeria Lilás nas dependências da Câmara Municipal de Toledo, a fim de exaltar e reconhecer a história das mulheres parlamentares no Legislativo Municipal
Lei 2.868/2024 que regulamenta o fornecimento de dietas especiais a pessoas com doença celíaca em hospitais de Toledo, em vigor. Os hospitais podem ainda, optar por terceirizar a preparação das refeições e permitir a entrada de alimentos trazidos por familiares caso o hospital não ofereça a dieta especial. Alimentos industrializados adequados e com rótulo “não contém glúten” também podem ser disponibilizados.
Lei n° 2.869/2024, que estabelece diretrizes para o programa “Toledo Rosa de Janeiro a Janeiro”, voltado ao rastreamento do câncer de colo de útero e mama. A norma autoriza a ampliação de horários e dias de atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS)
*Biografia elaborada pelo mandato da vereadora Olinda Fiorentin

ATUAÇÃO EM COMISSÕES
Presidente da CSS - Comissão de Seguridade Social e Cidadania (2025)
Membro da CDS - Comissão de Desenvolvimento Sustentável (2025)
Membro da Comissão Especial (PL10.2025) (2025)
Presidente da Comissão Especial para análise dos Projetos de Lei nº 7 e 12, de 2024 (2024)
Presidente da Comissão Especial para análise do Projeto de Lei nº 16, de 2024 (2024)
Vice-Presidente da Comissão Especial - Portaria 100/2024 - PL 57/2024 (2024)